sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Música

O termo Barroco é também usado para designar o estilo de música composta durante o período que está em sobreposição com o da Arte barroca mas, em geral, encompassa um período um pouco mais longo. Antonio Vivaldi, J.S. Bach e G.F. Handel são freqüentemente considerados figuras culminantes deste período.

Ainda é um assunto muito debatido academicamente sobre até que ponto a música barroca compartilha princípios de estética com a arte visual e literária do Barroco. Um elemento compartilhado muito óbvio é a adoração pela ornamentação, e talvez significante em que o papel da ornamentação em música como em arquitetura diminuiu muito conforme o Barroco abriu caminho para o Período Clássico.

Deve-se notar que o uso do termo barroco em música é relativamente um desenvolvimento recente. O primeiro uso da palavra barroco em música foi em 1919, por Curt Sachs, e não foi até 1940 quando foi usado em inglês pela primeira vez, em um artigo publicado por Manfred Bukofzer. Até recentemente, em 1960, ainda havia disputa considerável em círculos acadêmicos se música tão diversa como a de Jacopo Peri, François Couperin e J. S. Bach poderiam ser relevantemente unidas por um único termo estilístico.

Muitos estilos musicais nasceram durante aquela era, como o concerto e sinfonia. Estilos tais como a sonata, cantata e oratório também floriram. A opera nasceu de uma experiência da Camerata florentina, os criadores da monodia, que tentavam recriar a arte teatral da Grécia antiga. De fato, foi exatamente este desenvolvimento que muitas vezes denotam o início da música barroca, por volta de 1600. Uma técnica importante usada na música barroca foi o uso do baixo ostinato, um figura repetitiva na linha do baixo. O Lamento de Dido de Henry Purcell é um exemplo famoso desta técnica.



Compositores do Barroco e exemplos



• Claudio Monteverdi (1567–1643) Vespers (1610)

• Heinrich Schütz (1585–1672), Symphoniae Sacrae (1629, 1647, 1650)

• Jean-Baptiste Lully (1632–1687) Armide (1686)

• Johann Pachelbel (1653–1706), Canon em Ré Maior (1680)

• Arcangelo Corelli (1653–1713), 12 concerti grossi

• Henry Purcell (1659–1695) Dido e Aeneas (1687)

• Tomaso Albinoni (1671–1751), Sonata a sei con tromba

• Antonio Vivaldi (1678–1741), Le quattro stagioni

• Johann David Heinichen (1683–1729)

• Jean-Philippe Rameau (1683–1764) Dardanus (1739)

• George Frideric Handel (1685–1759), Water Music Suite (1717)

• Domenico Scarlatti (1685–1757), Sonatas para Cembalo ou Cravo

• Johann Sebastian Bach (1685–1750), Concertos de Brandenburgo (1721)

• Georg Philipp Telemann (1681–1767), Der Tag des Gerichts (1762)

• Giovanni Battista Pergolesi (1710–1734), Stabat Mater (1736)


Vocal


Ópera
Zarzuela
Opera seria
Opera comique
Opera-ballet
Mascarada
Oratório
Paixão (música)
Cantata
Missa (música)
Hino
Monodia
Estilo coral
clascica
bizarra



Instrumental


Concerto grosso
Fuga
Suíte
Allemande
Courante
Sarabanda
Gigue
Gavota
Minueto
Sonata
Partita
Canzona
Sinfonia
Fantasia
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